Youkoso Jitsuryoku #4 | Análise Semanal - HGS Anime HGS Anime: Youkoso Jitsuryoku #4 | Análise Semanal

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Youkoso Jitsuryoku #4 | Análise Semanal



Como havia pensado, não vão explorar tão cedo sobre as duas personalidades da Kushida, e pode ser que isso nem seja desbravado até o final da série - ou talvez faça parte do clímace do anime. O episódio, no entanto, foi interessante por mostrar como a escola se faz diversificada pelos personagens que não param de surgir daqui e dali, uma vez que neste ambiente faz um tanto de sentido devido a quantidade de alunos em cada sala, e a direção tomando o máximo de sutileza possível para não ficar estranho.

O caso sobre Sudou foi amplamente inferido para tirarmos algumas questões dali. Como deu para perceber, sua atitude rebelde e revoltada faz com que ele seja réu de um sistema um tanto óbvio em que se predomina o viés cognitivo que Daniel Kanehman, Prêmio Nobel de Economia [Comportamental] 2002, chama de WYSIATI (Da sigla em inglês: O que você vê é tudo que há). É um tanto fácil entender. Em termos gerais ao que se remete ao personagem, se ele age e fica marcado pelo comportamento difícil, rebelde e um tanto violento, torna-se bem intuitivamente óbvio que o culpariam de uma briga contra três caras, que ainda acusaram-no de ter partido para agressão. 


A analogia feita por Ayanokouji enquanto conversava com Kushida sobre o assunto ficou clara. Em uma sociedade, ou até mesmo em um grupo específico, aquele marcado por acontecimentos passados (sejam  estes bons ou ruins) será, inconscientemente, apontado como aquele que sempre deverá possuir este modo do qual se exibiu anteriormente, mesmo que isso seja ou não verdade. Um exemplo mais funcional no anime é a própria Horikita. Até há pouco tempo só fomos apresentados a um lado totalmente frio dela, então julgávamos suas ações e desdobramentos tendo em vista que ela é assim sempre e possivelmente com todos. Com a descoberta do porquê disso, devido ao seu irmão [e família] observamos um outro lado nunca antes conhecido, nem indagado. O ser humano entende que tudo que ele vê é o que há.


É um tanto engraçado ver como o protagonista reage a essas ocasiões de fanservice.

Esse complexo também engloba uma outra questão interessante que é como existirão pessoas que tomarão proveito dessas situações. O "maluco da classe C" que é responsável pelos dois que se fingiram machucados por Sudou é provavelmente alguém que conhece o sistema da escola e tira proveito da situação, seja lá como. Torna-se praticamente um paralelo com vários âmbitos da sociedade real. Aquela mini rave que ele possuía e os seus "seguranças" são uma mostra do poder que tem, possivelmente adquiridos desses burlamentos do sistema e do "contrabando de pontos" [Sim, eu acredito que exista isso].



Bad.. What

Foi inteligente do protagonista perceber sobre este sistema, e que eles não sabem todos seus pontos ainda - uma vez que os professores nem fazem questão de contá-los. Não é a toa que os que saem dessa escola se dão bem na sociedade. Precisam conquistar e lidar com MUITA coisa para se formarem. Ayanokouji já está desconfiando desse estranho atraso dos pontos, bem como se indagando do por que a sua amiguinha loira da classe B possuir um número tão absurdo desse dinheiro virtual.

Amiga esta, aliás, que tomou um banho de moralidade do protagonista em perceber que não deveria mentir e ser sincera em recusar a confissão da outra garota. O discurso de que esta garota se esforçou e passou por muita coisa para conseguir se confessar e que então o mínimo que se deveria fazer era dar uma resposta honesta e digna por respeito, foi interessantíssimo, e a mais pura verdade. Quem já parou para pensar nisso?


O episódio no geral se mostrou bem interessante e reflexivo, com bons paralelos e representações reais. A Sakura, a garota reclusa que pelo visto testemunhou que Sudou realmente lutou por legítima defesa, agora será explorada e então haverá o desfecho final desse caso. Ela também foi outra personagem praticamente introduzida nesse capítulo, e espero que façam um background interessante para a garota agir da maneira apresentada.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★ (++) 

 Extras

Ilustrações oficiais do anime que saíram agora no início do mês em algumas revistas japonesas:


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário


HGS Anime - 2016