Kimi no Na Wa - Vídeo Mostra Possível Plágio que o Filme Cometeu - HGS Anime HGS Anime: Kimi no Na Wa - Vídeo Mostra Possível Plágio que o Filme Cometeu

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Kimi no Na Wa - Vídeo Mostra Possível Plágio que o Filme Cometeu


Surgiu recentemente um vídeo bem controverso que esteve acusando o filme Kimi no Na Wa (Your Name) de plagiar uma sequência de cenas de Nijiiro Hotaru (Rainbow Fireflies) e The Girl Who Leapt Through Time.


O usuário do youtube,  "Ms. Rachel" diz que a cena de Mitsuha correndo durante a descida da montanha para salvar sua cidade foi trazida de uma cena similar em Nijiiro Hotaru em 2012. O vídeo mostra uma comparação lado a lado, com Your Name na metade da direita.

Resumidamente depois de Mitsuha descer a montanha, ela tropeça e cai. De acordo com o vídeo, a cena dela rolando foi plagiada de The Girl Who Leapt Through Time de 2006.


O video aponta Hiroyuki Okiura como o Key Animator para a cena de Your Name e Ryo Onishi para Nijiiro Hotaru. Nenhum Key animator foi nomeado para The Girl Who Leapt Through Time.


Um segundo video foi enviado ainda mostrando cenas de Nijiiro Hotaru e comprando as com o storyboards de Your Name.

No entanto, a reação aos vídeos esteve negativa. Alguns comentários pensam que aquelas cenas era exemplos irrefutáveis de plagio, enquanto outros consideram as comparações como argumentos ruins ou fracos para provar o plágio. O grande ponto contra quem acredita no plágio é que o tempo (timing) não é o mesmo e a fluidez da animação é diferente, logo isso não é uma cena “copiada”. Concluindo, Your Name poderia usar uma cena similar sem infringir a identidade de Nijiiro Hotaru.

Outros acusam o usuário do youtube de fazer “tempestade no copo d’água”, especialmente com o segundo vídeo. De fato, Kounosuke Uda, o diretor de Nijiiro Hotaru, respondeu ao vídeo com um tweet:


“Quando eu vi Your Name no cinema ‘Eu estava gostando.. Espera o que isso?‘ Mas isso é apenas minha opinião pessoal. Se o diretor fez mudanças o suficiente, então isso é o original. Isso não é algo que você pode apenas chamar de rip-off (técnica de plagiar os riscos, muito usado em mangás) e fim da discussão.”

Enquanto ninguém chega a um consenso sobre os vídeos, isso tem gerado um debate entre os tópicos: plagiar, referenciar e coincidência na arte.


Um detalhe importante para finalizar: todos os três filmes envolvidos são sobre viagem no tempo.

Fonte: Goboiano, YouTube.
***






Nenhum comentário:

Postar um comentário


HGS Anime - 2016