domingo, 16 de julho de 2017

Wotaku ni Koi wa Muzukashii - Uma Comédia Romântica sobre Otakus Adultos | Impresões


Wotaku ni Koi wa Muzukashii, "Como é difícil amar um otaku", ou simplesmente WotakuKoi, surgiu como uma Web Comic no famoso site de ilustrações Pixiv. Devido ao tamanho sucesso, o autor Fujita conseguiu publicar o mangá na forma de volumes impressos, e a obra vem ganhando muita atenção por envolver adultos.

A história gira em torno de quatro amigos que trabalham como programadores para uma empresa, e todos escondem o mesmo segredo: são otakus. Cada uma das quatro personalidades tem características próprias de nerds com seus hobbies todos diferentes. O mangá segue os dois casais, Harumi (amante ávida de yaoi) e Hirotaka (um otaku totalmente viciado em games), e o seu casal de amigos, Hanako (amante de yaoi, viciada em cosplay) e Kabakura (gosta de animes e mangás), com um avanço da forma como esses relacionamentos vão se estabelecendo e tomando força devido as dificuldades triviais dos personagens.



O mangá tem recebido destaque pelo diferencial de focar-se em personagens em personagens realmente mais velhos. Adultos que são otakus e que se divertem juntos, na medida do possível, enquanto no local de trabalho fingem serem pessoas normais. Até o momento só foram publicados quatro volumes, com vários capítulos curtos com histórias individuais sobre o cotidiano dos personagens e o avanço tímido da relação do casal principal - enquanto muita vergonha alheia e cenas hilárias são expostas com os afazeres cotidianos desse grupo. Não haveria tanto a se dizer sobre o desenvolvimento da história em si, mas vou falar brevemente sobre os casais e como esses divertidos capítulos se seguem para servir de introdução para quem se interessar em ir ler o mangá.


O mangá decorre muito bem do tema de quão difícil e rejeitado as pessoas são por serem otakus (nerds) sob influência de outras pessoas. A  protagonista feminina, Harumi, já alega no início do mangá que ficou com vários caras e todos eles a deixaram quando descobriam que ela era uma otaku. É a partir disso, de uma forma cômica, que Hirotaka se dispõe a ser seu parceiro, já que "quando as duas pessoas da relação são otakus elas vão se entender". É divertido a forma como eles se comportam juntos, pois ele aparenta ser indiferente sobre os fetiches e vícios de Harumi, enquanto ela é toda temperamental com seus personagens (waifus) que tanto ama.


O outro casal, de Hanako e Kabakura, é especialmente mais engraçado e estranho. Ela é uma cosplayer nata que também ama BL (boys love), enquanto Kabakura é o típico personagem com cara ranzinza que não parece ser amigável - apesar de no fundo ser gentil. O mais hilário dessa inusitada relação é o quanto esses dois brigam por bobeiras e provocações o tempo inteiro, sendo que no fundo eles são bem tímidos para isso.

A relação entre os quatros amigos é muito legal de se ver por estes serem bem abertos uns com os outros. As duas fujoshis, por exemplo, vivem conversando sobre seus pares amorosos, e até rola um capítulo muito cômico (e talvez bizarro...) sobre esse assunto. São várias as cenas dos quatro se divertindo em casa, com uma atmosfera de ambiente muito agradável, com direito há inúmeras referências a jogos, games, obras e gírias que são comumente usadas por otakus na internet ou em jogos.

No geral, há uma boa relação em conjunto que é muito agradável de se acompanhar. Assim como Horimiya, não há enrolações e nem dramas que possam servir de empecilho para algum desenvolvimento dos casais, tudo flui muito bem. Até nos momentos aparentam ser mais tensos, de alguma forma ou outra tudo acaba se resolvendo de uma maneira muito divertida. Este com certeza é outro mangá que com certeza levanta o ânimo por ser agradável, simples, leve e divertido de se acompanhar.



A parte visual do mangá é muito bonita e agradável, os personagens tem traços limpos e mais maduros o possível, o que também colabora em fugir totalmente dos padrões de obras que focam apenas em adolescentes, e que quando mostram adultos os fazem de maneira mais infantil. WotakuKoi com certeza vale a pena como um entretenimento leve, e muito divertido sobre um bando de adultos nerds com hobbies peculiares que ocasionam inúmeros hábitos e eventos engraçados. O mangá no geral é ótimo.

Anime Anunciado!

Foi anunciada uma adaptação em anime da obra, saiba os detalhes aqui. A obra que possui apenas com quatro volumes lançados até o momento, já conseguiu mais de 4,2 milhões de cópias em circulação contando com as vendas digitais.

Já lançaram vários comerciais para o mangá, pelo sucesso de suas vendas, com o cast dos personagens interagindo e refazendo algumas das cenas. Abaixo, um compilado com alguns desses comerciais.



Avaliação: ★ ★ ★  ★ 

***




Nenhum comentário:

Postar um comentário


HGS Anime - 2016