quarta-feira, 28 de junho de 2017

Little Witch Academia (2017, TV) | Review


Sobre
Atsuko Kagari é uma garota comum que depois de ver os shows da Chariot decide ser uma bruxa, ela então entra para a renomada escola de magia apenas para garotas Luna Nova e descobre antes do início das aulas que sua vida lá não será fácil e ainda será dificultada pela situação atual da magia, que se encontra em decadência perante ao mundo moderno dos dias de hoje, ela então enfrentará dificuldades e preconceitos para salvar a magia.

Análise
Little Witch Academia (LWA) é um dos poucos animes produzido com dinheiro arrecadado nas campanhas de crowdfunding (fãs doando dinheiro para o projeto), com a expectativa de se expandir as OVAs e ver completado a história da Akko.

Com um começo diferente das OVAs, o estilo predominante até a metade do anime é o episódico voltado para o desenvolvimento dos personagens, tendo em alguns momentos só um personagem em foco. A escolha de construir no início a simpatia e explicar o universo, não se torna tédio devido ao uso de comédia e situações inesperadas, sendo a comédia característica marcante em instantes casuais ou sérios.

A forma de explicar e deixar pequenos segredos ao longo da trama mais tarde se tornam importantes, então para os mais atentos e com afinidade por detalhes terá ao longo de quase toda a obra um prazer em descobrir e não se sentirá esquecido, pelo contrário eles descobrirão com antecedência alguns eventos e referências a cultura Ocidental. (Uma marca da Trigger é referenciar conteúdos famosos do Ocidente, como Hell Boy, Thor, Disney e etc.)



A trama principal é bem flexível e tende a agradar independente do personagem que você goste ou pelos simples motivo maior de salvar a magia, pois esse é o objetivo principal, logo o anime terá algo para a apreciação, e ainda te prenderá na jornada da Akko pela sua superação no uso da magia e seu fanatismo na Chariot.

Algo que pode vir a ser um problema é o contraste no andamento da série na segunda metade, onde ganhamos velocidade, desfechos e drama. Essa é a marca do segundo ato, o drama se faz em parte pela vontade da Akko em conhecer a Chariot, algo esperado desde das OVAs, então alguns podem sentir que a primeira metade somente atrasou a maior revelação da Ursula que é a Chariot.



E um ponto positivo capaz de deixar alguns animes de ação com “inveja” é a animação excelente e acima da média em diversas cenas, mesmo em uma corrida da Akko, podemos ver mais fluidez do que numa cena de luta de alguns animes, isso se deve ao núcleo de animadores talentosos da Trigger que diferente de outros estúdios cria e descobre os talentos.

Portanto temos além de fluidez, constância no caráter design (CD), um CG praticamente “invisível”, fundos bem trabalhados, um estilo no CD um pouco cartoon, talvez pelo gosto da Trigger, que pode assustar no início e que depois deixa de ser algo estranho conforme você vai rindo das diversas caras que os personagens podem assumir para transmitir seus sentimentos, ou seja, sendo mais uma marca nesse anime a habilidade de se comunicar por distorções propositais.



Já a trilha sonora destoa das OVAs, eles aproveitaram um pouco dela, mas não trouxeram a mesma quantidade, isto é diminuição do esforço empregado nessa parte, também alguns eventos ou premissas são clichês ou simples, principalmente no começo, com eventos seguindo um tipo de formula, Akko quebra uma regra e termina em punição para salvar alguém ou alguma coisa.

Depois o anime assumi um formato linear com arcos maiores crescente perdendo esse problema e finalizando sua trama principal ou tendo um final fechado, outro problema seria a conveniência na forma da Akko não pensar ou não descobrir algumas coisas óbvias, com isso percebo um roteiro criativo, detalhado e com um pouco de clichês, isso é evidente quando Diane descobre antecipadamente sobre a Ursula e Akko não.

Conclusão

No geral LWA é uma série muito criativa e detalhada, o roteiro consegue trazer comédia aos problemas e ser natural, isso somado a bela animação e uma trilha sonora decente, temos um conjunto que funciona, os pontos negativos principais são o clichês e a personalidade da Akko, isso não diminui a minha vontade em recomendar esse anime para qualquer um, você pode ainda aproveitar e chamar seu primo ou irmã para ver no netflix (ele vai sair ainda, não saiu, devem estar dublando).

Direção: 7.5/10 (Direção fez um ótimo trabalho, mas deixou passar clichês)
Roteiro: 7/10 (Roteiro foi bem detalhado e foi daqui que surgiu os clichês)
Animação: 9/10 (Animação foi excepcional, quase 10)
Trilha Sonora: 7/10 (Trilha sonora é boa, mas perante as OVAs)
Entretenimento: 8/10 (Aproveitei muito o anime, para mim podia durar para sempre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


HGS Anime - 2016