Posts Fora do Ar no Blog por Má Fiscalização de "Direitos Autorais" - HGS Anime HGS Anime: Posts Fora do Ar no Blog por Má Fiscalização de "Direitos Autorais"

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Posts Fora do Ar no Blog por Má Fiscalização de "Direitos Autorais"


Durante a madrugada de hoje (26), a DMCA que é um órgão americano de Direitos Autorais exerceu sobre a plataforma Blogger uma varredura de todos blogs que possuíssem qualquer tipo de conteúdo em relação a determinados produtos/franquias, e entre outros muitos blogs sobre animes, o HGS Anime foi afetado.

Tiraram do ar cerca de 110 postagens do blog (não apagaram, os posts estão no modo rascunho), sem um motivo exato, apenas com a DMCA alegando que deveria haver algum tipo de conteúdo autoral inválido, o blogger não fiscalizou e analisou cada caso. Entre essas postagens estavam todas análises semanais (incluindo o review completo) de Flip Flappers, o review de Haikyuu!! e o mais recente review da Maya de Koe no Katachi. O resto das postagens eram de notícias, várias muito importantes como anúncios de segunda temporada de One Punch Man e Overload, notícias sobre SAO, No Game No Life, Yuri!! On Ice e ReLife entre outras que em sua maioria já estavam ultrapassadas por serem do ano passado.


Pelo que parece, foram exatamente postagens sobre determinadas obras que entraram nesta lista para ficar fora do ar, e a impressão é que fizeram isso verificando todos títulos de postagens; aqueles que batiam com algum dos nomes dos produtos/franquias eles simplesmente tiraram do ar sem mesmo verificar o conteúdo. Afirmo isto pois entrei em contato com outros autores de outros blogs de anime e notei semelhanças. Foram os exatos mesmos animes em que tais postagens sobre foram retiradas (exemplos já citados acima), para todos os blogs em questão que possuíam algum conteúdo sobre. O curioso é que algumas postagens que não possuíam o nome explícito do anime, mas que ele era citado/comentado, como o "PV Pack" e outros, nada aconteceu (isso favorece ainda mais o que falei sobre terem feito cegamente apenas pelo título de postagens).
.
Nas mensagens enviadas pelo Blogger, eles alegam que as postagens podem ser publicadas novamente, sob o mesmo url provavelmente, desde que o "tal conteúdo" seja editado ou removido. Mas como dito, tudo indica que tenham selecionado pelo título/url sem verificar se realmente há algo de errado. No HGS Anime não há nenhum tipo de pirataria ou forma ilegal de uso das imagens ou obras citadas, pois além de análises opinativas e curiosidades, os vídeos e imagens de notícias são sempre os oficialmente distribuídos para a divulgação do determinado produto/franquia. Não são exibidos nem sequer cenas de episódios, o máximo que ocorre são screenshots ou gifs.

Enviei o formulário para recorrer e reativar os links, já que nada garante que conseguirei mantê-los caso somente mudar o título ou remover algumas imagens se republicar agora. Não dá para saber se a equipe do blogger irá responder devido a "grande demanda" de solicitações do tipo. Vão verificar se a justificativa é "válida" avaliando pessoalmente e aí sim tomaram um veredito, caso contrário deverá ser ignorado. 


Não tenho muitas esperanças que eles realmente reativem as publicações. Uma das maiores e melhores soluções para este tipo de problema não ocorrer, é migrar o blog para WordPress, o que já vem sido cogitado há um tempo. Porém, as complicações e o dinheiro necessário para manter-se um servidor com domínio próprio é um grande obstáculo atualmente. Por isso planejamos alguma hora iniciar uma campanha para quem queira ajudar a melhorar o blog nessas e outras questões - em troca de reivindicações e mais conteúdos por metas (se acontecer mesmo, obviamente terá um post para explicar tudo).

Por enquanto só teremos de aguardar. Já fica aqui o aviso do motivo pelo qual alguns reviews e notícias estarem off mesmo aparecendo em pesquisas do Google e/ou páginas aqui do blog via links.
***





Nenhum comentário:

Postar um comentário


HGS Anime - 2016