Review - Ef. A Tale of Memories (2007) - HGS Anime HGS Anime: Review - Ef. A Tale of Memories (2007)

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Review - Ef. A Tale of Memories (2007)

Sinopse
É véspera de natal, Hirono Hiro depara-se com Miyamura Miyako, que estava a perseguir um ladrão. Mais tarde Hiro acaba descobrindo que frequenta a mesma escola de  Miyako e acabam por criar laços. A "meia-irmã" de Hiro, Kei, sente-se enciumada e se engaja em uma espécie de triângulo amoroso.  Renji Asou é um jovem que não sabe que rumo tomar na vida após se formar e em dia enquanto estava perambulando pela antiga e desativada estação de trem encontra uma garota misteriosa chamada Chihiro Shindou, irmã gêmea de Kei. A partir desse encontro muitas coisas irão mudar na vida de Renji.

Análise

EF - A Tale of Memories é um anime baseado em uma visual novel de nome EF - A Fairy Tale of the Two que é dividida em duas: EF - The First Tale e EF - The Latter Tale. Com isso chegamos no anime, que se trata de uma mistura entre as duas histórias. EF não é uma obra onde apenas é apresentado um protagonista, nela encontramos quatro personagens centrais, dos quais dois são adaptados para a primeira temporada do anime.


O primeiro protagonista que é apresentado é Hirono Hiro um garoto que devido a certas circunstâncias de seu emprego mais falta na aulas do que está presente, e fatidicamente na noite de véspera de natal tem um encontro um tanto quanto desajeitado com Miyamura Miyako que acabou de ser roubada e "rouba" a bicicleta de Hiro para perseguir o assaltante. Este foco do anime é retirado da visual novel EF - The First Tale.


O segundo protagonista, Renji Asou, um jovem que não tinha objetivos definidos para seu futuro após terminar o ensino médio, porém tinha o sonho de se tornar alguém especial. Se imaginava como um cavaleiro lutando árduas batalhas para proteger sua princesa. Em um dia perambulando pela cidade acaba por encontrar uma garota misteriosa chamada Chihiro Shindou, sentada na antiga estação de trem lendo seu diário. Este foco do anime foi retirado da visual novel EF - The Latter Tale.


Ef - A Tale of Memories se trata de um enredo em que os episódios são intercalados entre as histórias dos dois protagonistas, que apesar de viverem na mesma cidade não se conhecem e ao mesmo tempo são ligados pelo laço da irmãs  Shindou. O desenvolvimento de ambas histórias são cheias de momentos de drama, escolhas e decisões difíceis que tanto os protagonistas como suas heroínas devem tomar. São histórias que mostram o crescimento dos personagens e da coragem que devem tomar para aceitar suas decisões e aceitar as perdas que às acompanham.

Aspectos Técnicos
EF - A Tale of Memories apresenta uma animação clássica com um traçado mais fino para o design dos personagens, em termos de trabalho de cores durante a animação, tons mais escuros são abordados trabalhando em muitas cenas o entardecer relacionando situações dramáticas ou momentos chaves de decisões, que junto do contexto da obra trás uma experiência singular.


Os quesitos de trilha sonora não ficam atrás dentro da obra de EF, pois cada momento apresenta uma colocação de músicas extremamente de bom gosto tanto para os momentos de alegria e drama que são apresentados, deixando o anime extremamente agradável e condizente com a proposta do roteiro.

Por fim, mas não menos importante, o roteiro da história e a direção são muito bem trabalhados tanto pelo fato de abordar dois focos, dois protagonistas, duas histórias de forma tão intrínseca ao roteiro original da visual novel, mas pelo ao mesmo tempo fazer o entrelaçamento das histórias dentro dos episódios, mostrando cada evento, cada situação separadamente, tornando o anime dentro da categoria dele acima da média.

Conclusão
Ef - A Tale of Memories por se enquadrar dentro do tema romance e drama apresenta uma direção diferenciada por trabalhar dois focos ao mesmo tempo, também apresenta um trabalho de background de cores e trilha sonora muito condizente com o tema do anime, explorando assim vários aspectos da obra que funcionam com o todo, deixando-a acima da média dentro da categoria drama e romance.


Para aqueles que gostam de um romance maduro, mais profundo e cheio de drama recomento muito esse anime principalmente pelos dois últimos episódios que quase fizeram meu coração parar pelo rumo que a história tomou.

Direção: 9/10
Roteiro: 9.5/10
Animação: 8/10
Soundtrack: 9/10
Entretenimento: 9.5/10

Nota Final: 9/10



Nenhum comentário:

Postar um comentário


HGS Anime - 2016